Luciana Bicca

Responsável Técnica

CRP: 08/20957

O que é orientação psicológica On-Line?

É uma modalidade de atendimento realizada em meios eletrônicos por um psicólogo, através da internet, objetivando oferecer orientação para situações pontuais e objetivas, não tem a pretensão de substituir a psicoterapia, presencial, tradicional nos consultórios. 

O atendimento Psicológico nessa modalidade precisa obedecer alguns critérios: o caráter pontual, breve, limitado, restrito, imediato e emergencial. Algumas orientações online, podem ser realizadas em um única sessão, entretanto, ser for necessário mais de um encontro, antecipadamente, fica ciente o usuário, que essa modalidade prevê um número máximo de 20 sessões.

Sigilo Profissional

O anonimato, o sigilo, e confidencialidade de informações sobre o cliente são obrigações, e deveres de qualquer Psicólogo, de acordo como Código de Ética. No ambiente virtual entretanto, cabe ressaltar que, o atendimento psicológico online, não dispõe de garantias absolutas no que tangencia a segurança de dados, pois o meio eletrônico está sujeito a violações que, muitas vezes, independe da conduta profissional do profissional do Psicólogo.

Não é recomendada a utilização computadores de lan house; cyber cafés; trabalho ou faculdades. O sigilo do conteúdo e das informações deve ser preservado a todo custo, o ideal é a utilização de um computador pessoal, que disponha de todos os mecanismos disponíveis de segurança. E que seja instalado um antivírus confiável para resguardar o sigilo das informações, e configurar para que não fique guardado o registro e conteúdo das informações durante o atendimento, tal como os históricos das conversas.

Como será realizado o atendimento?

Os atendimentos serão realizados por Videoconferência Chat / Áudio/Skype, E-mail ou Imo. Sessões com duração de 50 minutos, cada uma, não podendo exceder a 20 sessões. Atendimentos aos SURDOS realizados em Libras ( Língua Brasileira de Sinais).

O que é possível atender?

Ansiedade em grau moderado, crises em relacionamentos; dificuldade com a imagem corporal estresse, autoestima comprometida, insegurança pessoal, indefinição profissional, conflitos relacionais, orientação a pais de crianças hiperativas, fobias, depressão, sexualidade, lutos. É importante que qualquer demanda seja avaliada, tal como a severidade, intensidade e duração do sintoma.

Público: Surdos e Ouvintes

Atendimentos para maiores de 18 anos ou a partir dos 16 anos com autorização dos pais por escrito.

Avaliação

A avaliação tem como objetivo esclarecer eventuais dúvidas, explicar quais os objetivos do atendimento psicológico online, levantar dados sobre o problema e realizar os encaminhamentos necessários.

Esta etapa não é cobrada, porém o não comparecimento sem aviso prévio de uma hora implica em cobrança para reagendamento.

Agendamento e pagamento

Durante a avaliação, o cliente e o psicólogo avaliam a melhor forma e modalidade de atendimento, com isto o paciente pode providenciar o agendamento e pagamento.

Observações

Se você não comparecer virtualmente no horário combinado será considerado e cobrado do mesmo jeito, caso você precise desmarcar é fundamental entrar em contato num prazo de 24 horas de antecedência para remarcarmos novo horário. Quando a comunicação acontecer, antecipadamente, no prazo previsto não será cobrado pelo atendimento.

Sobre atrasos, na hora agendada estarei a sua disposição no horário previamente agendado, portanto mesmo que tenha algum atraso é importante que você não deixe de comparecer a consulta online, mesmo que nos minutos finais.

Vantagem do Atendimento On-line

Pessoas com dificuldade a ter acesso ao serviço de Psicologia, porque estejam num região carente deste serviço, pessoas com patologias que dificultem a locomoção até o consultório presencial, indivíduos que estejam em trânsito- viagens, transtornos psíquicos que dificultem a saída de casa, pessoas que tem uma disponibilidade restrita em sua agenda, demandas pontuais e breves.

Você pode contar com ajuda de um Psicólogo em qualquer lugar, basta ter um computador ou smartphone e acesso a internet.